O leasing a longo prazo é uma forma de financiar os investimentos da sua empresa. Utilizado principalmente para financiar frotas de veículos profissionais, o Aluguer Operacional oferece duas grandes vantagens: não requer um adiantamento e geralmente inclui manutenção, seguro e empréstimo de um veículo de revezamento em caso de avaria.

Princípio do leasing a longo prazo

O leasing operacional é uma alternativa ao leasing, utilizado principalmente para financiar frotas de veículos para uso profissional.

O princípio do leasing operacional é bastante simples: uma empresa especializada compra o(s) veículo(s) em seu nome, depois aluga-lhe o veículo por um período pré-determinado (geralmente entre 12 e 72 meses) em troca de uma taxa de aluguer mensal. No final do aluguer, devolve o veículo à empresa e pode alugar um novo se assim o desejar.

Ao contrário do leasing, o leasing não inclui uma opção de compra do veículo no final do aluguer. No entanto, o preço do aluguer inclui um conjunto mais abrangente de serviços.

Quem pode beneficiar do aluguer?

O leasing é utilizado por grandes empresas. É uma solução recomendada quando a sua capacidade de investimento é limitada – fluxo de caixa limitado, elevada dívida existente, ou quando a empresa está a ser criada, por exemplo – ou quando deseja preservar a sua capacidade de empréstimo.

Vantagens do aluguer a longo prazo

O leasing operacional tem uma série de vantagens em relação a uma compra do veículo pela sua empresa.

Antes de mais, não tem de dar qualquer contribuição. O capital necessário para financiar a compra do veículo (incluindo o adiantamento do IVA) é fornecido a 100% pela empresa de leasing. Dependendo da qualidade do seu dossier, a empresa de leasing pode pedir-lhe o pagamento de um depósito que pode ser recuperado no final do contrato, dependendo do estado do veículo.

Mais do que uma simples solução de financiamento, a locação financeira a longo prazo é uma oferta com tudo incluído que simplifica muito a sua gestão de tesouraria. Os custos associados à manutenção, seguro e assistência do veículo são geralmente incluídos no contrato (e integrados no preço do aluguer). O cliente paga uma quantia fixa conhecida antecipadamente todos os meses e, portanto, não tem de se preocupar em manter dinheiro em reserva para cobrir imprevistos.

Pode mudar rapidamente de veículo no final do aluguer, ou seja, sem ter de esperar para vender o veículo antigo.

Nem o veículo alugado nem o empréstimo subjacente utilizado para financiar a sua aquisição aparecem no seu balanço, reduzindo a dívida financeira aparente da sua empresa. A sua contabilidade também é simplificada, uma vez que se limita a registar os pagamentos da locação financeira na conta de ganhos e perdas e não tem de se preocupar em gerir a depreciação do veículo.

Desvantagens do aluguer a longo prazo

Compromete-se com um período pré-determinado. Em caso de queda de actividade, não será possível (ou pelo menos não sem pagamento de penalizações financeiras) separar uma parte da frota para reduzir os seus custos.

Os contratos prevêem uma quilometragem anual fixa. Normalmente terá de pagar penalizações financeiras se a ultrapassar.

Ao contrário do leasing, não tem uma opção de compra no final do contrato.

Finalmente, a longo prazo, o leasing a longo prazo é muitas vezes mais caro do que uma compra financiada por empréstimo.

E quanto a si? Alguma vez utilizou um serviço completo de leasing? Prefere comprar os seus veículos comerciais, utilizar o leasing, ou utilizar o leasing de serviço completo? Partilhe connosco as suas experiências ou perguntas, deixando-nos um comentário abaixo.

 

 

Deixe um comentário