O mundo dos franchisadores e dos franchisados é vasto.

É evidente que os resultados alcançados pelas franquias são melhores do que os das empresas independentes. É portanto lógico pensar que o sistema funciona e querer dar o mergulho e juntar-se a um deles.

Mas cuidado, preferir o estatuto de franqueado ao de empresário “clássico” pressupõe que se tenha em mãos toda a informação necessária para tomar tal decisão.

É por isso que tentamos explicar-lhe de forma precisa e precisa o que precisa de saber através dos nossos artigos que tratam especificamente das franquias.

 

Os passos para se tornar um franchisado

Pode ser tentador tornar-se um franchisado, uma vez que o franchising garante um conceito que funciona. Mas, claro, as coisas não são assim tão simples.

Por exemplo, a escolha do franchising a que se quer aderir é de importância primordial. O desenvolvimento do plano de negócios é também obrigatório.

Além disso, se os passos antes do lançamento forem mais ou menos os mesmos que os necessários para abrir um negócio tradicional, devem ser abordados através do prisma do franchising. É isto que lhe sugerimos que veja neste guia: os passos para se tornar um franchisado.

 

Obtenção de financiamento para uma franquia

Quer queira ou não ser um franchisado, encontrar financiamento é sempre uma questão chave para quem quer ser empresário!

No entanto, os passos para o fazer são ligeiramente diferentes quando escolhe juntar-se à família franchisada. Damos-lhes uma vista de olhos no nosso artigo dedicado: dicas para obter financiamento para uma franquia.

 

Franquia participativa, um método de financiamento alternativo

O franchising participativo pode ser uma alternativa ao franchising “clássico”. De facto, é uma forma de contrato que associa franqueador e franchisado.

Se este método de financiamento oferece muitas vantagens, também vem com a sua quota-parte de desvantagens. Todas elas devem ser ponderadas a fim de determinar se o franchising participativo é ou não adequado ao seu projeto e os meios à sua disposição para o implementar.

O franchising participativo tem sido muito criticado, razão pela qual propomos um artigo que supostamente distingue o verdadeiro do falso e lhe permite ver as coisas mais claramente: franchising participativo: decifrar.

Em suma, antes de optar por um franchising, é importante estar bem informado e ponderar os prós e os contras. O caminho para o empreendedorismo está cheio de armadilhas e pode tornar-se muito desencorajador. Mas esperamos que os nossos artigos tenham servido eficazmente o seu propósito e que o tenham ajudado a ver as coisas muito mais claramente.

 

Deixe um comentário