O seu estudo de mercado parece bom, mas o seu plano de negócios mostra que precisa de mais financiamento do que o capital que tem disponível? Então veio ao sítio certo!

Preparámos este guia para o ajudar a compreender as diferentes alternativas disponíveis para o financiamento do seu projeto de criação de empresa.

Em termos gerais, existem 4 tipos de atores a quem pode recorrer para obter financiamento para o seu projeto de criação de empresas:

. Investidores em ações
. Bancos e instituições de crédito
. Plataformas de financiamento de multidões
. Organismos públicos

Analisemos-los mais detalhadamente.

 

Investidores em ações

Os investidores em ações tomarão ações no seu negócio com o objetivo de obter lucros dentro de alguns anos.

Este tipo de investimento só é obviamente possível se estiver a criar uma empresa, não uma empresa independente ou um comerciante independente.

Há três grandes vantagens na utilização de investidores em ações.

A primeira vantagem é que não tem a obrigação de reembolsar os fundos. Os seus investidores esperam obter um elevado retorno do seu investimento, recebendo dividendos ou fazendo um ganho de capital quando venderem as suas ações, mas se as coisas não funcionarem como planeado, não terá de pagar nada em troca.

A segunda vantagem é a credibilidade que traz ao seu projeto. As contribuições de capital feitas pelos investidores irão reforçar o capital próprio da empresa, o que lhe dará maior credibilidade junto dos bancos e dos seus parceiros comerciais.

Finalmente, os investidores podem também fornecer-lhe a sua perícia e o seu livro de endereços, para além do seu dinheiro.

No entanto, o investimento em capital próprio tem duas desvantagens. A primeira é que, em troca deste investimento, terá de ceder algum controlo do seu negócio aos investidores. A segunda é que o capital próprio é a forma mais cara de capital para a empresa a longo prazo (necessidade de oferecer um retorno aliciante do investimento para atrair investidores).

Pode abordar diferentes tipos de investidores para investimento em ações.

Em primeiro lugar, pode abordar os seus parceiros e oferecer-se para adiantar dinheiro à empresa na conta corrente de um parceiro, para além da sua contribuição para o capital de arranque da empresa.

Pode também dirigir-se à sua família e amigos para pedir um investimento de dinheiro amoroso.

Finalmente, pode abordar investidores profissionais:  fundos especializados, dependendo do sector e da fase do seu projeto.

 

Bancos e instituições de crédito

Pode recorrer aos bancos e instituições de crédito especializadas para financiar parte dos ativos da empresa.

Para simplificar, são necessárias três coisas para tornar o seu projeto financiável:

1. demonstrar que o seu projeto é credível: existência de um mercado, equipa de gestão com conhecimento do sector, etc.
2. Ativos a financiar: os bancos só emprestarão a pequenas empresas com base em ativos históricos ou fluxo de caixa
3. Uma contribuição de capital que permita uma distribuição justa dos riscos financeiros entre o banco e os detentores do projeto.

 

Organismos públicos

O último tipo de ator ao qual pode solicitar ajuda financeira para financiar o seu projeto de criação de empresas são as organizações públicas.

O financiamento público ainda não foi muito coberto no nosso blogue. Em breve acrescentaremos mais artigos sobre este assunto, mas entretanto poderá encontrar mais informações no sítio Web do Serviço Público.

Assim, esperamos que este guia para o financiamento da criação de empresas tenha sido útil para si. Sinta-se à vontade para o partilhar em redes sociais e dar-nos o seu feedback nos comentários.

 

Deixe um comentário