Agora decidiu começar o seu próprio negócio. Tem comichão para se tornar um cabeleireiro independente.

Pode ser bom nisso, mas não pode confiar apenas nas suas capacidades para ter sucesso. O mercado de cabeleireiros é muito apertado e terá de elaborar um plano de negócios muito detalhado, a fim de evitar cometer quaisquer erros e de assegurar uma rentabilidade financeira suficiente.

Salão de cabeleireiro ou cabeleireiro em casa

A primeira pergunta a fazer a si próprio antes de abrir um salão de cabeleireiro é como quer exercer a sua profissão: quer um salão de cabeleireiro permanente, uma morada, um letreiro ou quer usar o estatuto de empresário independente, criando um cabeleireiro em casa?

Cabeleireiro em casa

Se quiser ser um folheto, sem instalações, terá de adquirir um mínimo de equipamento (veículo, reservatório de água, etc.), e analisar cuidadosamente o seu mercado porque sem clientes o seu negócio falhará.

Para tal, não hesite em realizar um pequeno estudo de mercado (telefonema, inquérito em locais comerciais), em reunir-se com funcionários locais eleitos se estiver no campo e em pedir uma ajuda à Câmara de Comércio e Indústria.

Mas tenha cuidado! Muitas pessoas começam com este estatuto de voo e geram apenas um rendimento modesto: deve dizer-se que a clientela alvo é geralmente constituída por pessoas com mobilidade reduzida e/ou trabalhadores com pressa.

Deve também estar ciente de que a profissão é altamente regulamentada e que, se não tiver instalações, terá de possuir um certificado profissional, um certificado de mestre em cabeleireiro ou uma qualificação emitida com base num diploma equivalente.

Deverá também consultar o nosso guia de sinalização obrigatória nos salões de cabeleireiro para se certificar de que cumpre a lei.

Salão de cabeleireiro

Agora, se quiser instalar-se num endereço físico, terá de refinar o seu negócio e preparar um plano de negócios de salão de cabeleireiro muito detalhado, a fim de obter o financiamento necessário para estabelecer o seu negócio.

A escolha da localização determinará o sucesso futuro do seu negócio: uma localização numa rua movimentada custará mais em aluguer mas atrairá naturalmente clientes, enquanto uma localização mais isolada permitir-lhe-á beneficiar de um aluguer mais baixo mas exigirá um orçamento de marketing maior.

Estruture a sua abordagem

Como terá percebido, não está a assumir um negócio sem concorrentes e terá de se armar para ter sucesso.

Aqui estão alguns pontos que terá de estudar em particular para fazer do plano de negócios do seu salão de cabeleireiro um sucesso.

1.Realizar estudos de mercado

Comece por fazer investigação sectorial para se manter a par das novas tendências. A melhor maneira de o fazer é contactar as federações do sector e as delegações sindicais locais.

Em seguida, analisar a concorrência: número de cabeleireiros, listas de preços, posicionamento, serviços, tipo de clientela.

Em seguida, analisar o tipo de clientela na zona onde se pretende instalar: necessidades, frequência das visitas, horários de marcação, orçamento médio.

Depois, utilizando estas informações, poderá estabelecer a sua política de posicionamento e de preços, a fim de criar um negócio viável a longo prazo.

Para calcular o seu preço de custo, terá de ter em conta vários factores, tais como a posição do salão (clientela principal, de alta classe, rica, etc.), os seus custos estruturais, os seus custos salariais, etc.

2. Detalhe a sua oportunidade de negócio:

comprar um salão com uma clientela existente, criar um negócio, ou ir sob um nome de marca.
Aqui não há escolha certa ou errada, tudo depende do quanto tem de investir, do nível de concorrência na sua área alvo e das suas escolhas pessoais (quer queira ou não ser independente).

Se quiser assumir um negócio existente, deve também considerar a possibilidade de alugar um negócio existente. Este tipo de aquisição permite-lhe reduzir drasticamente o montante necessário para investir no início em troca de um aluguer.

3. Determine as suas necessidades de financiamento

É aqui que não deve cometer um erro, pois se subestimar as suas necessidades de financiamento, rapidamente se encontrará em dificuldades.

A título indicativo, o custo médio de uma instalação ascende a 52.000 euros para as aquisições e 48.000 euros para as criações puras de salão.

Cuidado, estes números escondem diferenças exponenciais dependendo do seu método de instalação: conte 52.000 euros para um salão independente e até 111.000 euros para uma franquia.

Além disso, a área em que instala o seu negócio – rural, cidade ou grande cidade – pode alterar completamente o montante do investimento necessário.

A sua estrutura de custos dependerá em parte das suas escolhas em termos de investimento (compra vs. aluguer ou leasing), da sua estratégia de marketing, e das suas necessidades de pessoal.

4. Escolha o estatuto certo: empresa individual ou empresa

Também aqui não há escolha certa ou errada: tudo depende da sua situação pessoal, das suas preferências e da sua ambição.

É melhor procurar aconselhamento junto de um advogado.

5. Estar atento às regulamentações profissionais

O seu salão deve estar sob o controlo efectivo de um profissional qualificado.

Não se esqueça de fazer um seguro que o cubra contra riscos relacionados com a sua propriedade (vandalismo, roubo, danos causados pela água, etc.), os seus clientes (reacção da pele a um produto, roubo de uma bolsa, etc.), o seu negócio (incidente, interrupção do trabalho, etc.) e os seus empregados, caso contrate algum.

Como pode ver, o domínio da arte de cabeleireiro por si só não garantirá o seu sucesso financeiro. Por isso, antes de começar, dedique tempo a elaborar um plano de negócios sólido para o seu salão de cabeleireiro.

Deixe um comentário