Poderá estar a perguntar-se quais são as diferenças entre um plano de negócios e um orçamento. Na realidade, é bastante simples.
Vamos primeiro ver o que o orçamento e o plano de negócios têm em comum.
Pontos em comum entre um orçamento e um plano de negócios
Há duas coisas que um plano de negócios e um orçamento têm em comum.
A primeira é que ambas são o resultado da reflexão sobre o futuro da empresa.
O segundo ponto em comum é que ambos incluem uma previsão financeira elaborada pela direcção da empresa. Tanto para o orçamento como para o plano de negócios, a previsão financeira constitui um objectivo estabelecido pela direcção em relação aos parceiros financeiros da empresa (bancos e investidores).
Agora vamos ver quais são as diferenças.
Faça o seu plano de negócios online! Verifique se a sua ideia de negócio pode ser rentável com a ajuda de um plano de negócios.
Diferenças entre orçamento e plano de negócios
Existem três diferenças básicas entre um orçamento e um plano de negócios: âmbito, horizonte temporal e nível de detalhe.
Âmbito de aplicação
O orçamento é limitado à previsão financeira, enquanto que o plano de negócios inclui uma reflexão sobre o mercado, a organização e a estratégia da empresa para os próximos anos. O âmbito do plano de negócios é, portanto, muito mais amplo do que o do orçamento.
O horizonte temporal
O horizonte temporal dos dois documentos é também muito diferente: o orçamento é uma previsão financeira a curto prazo, geralmente superior a 12 meses, enquanto que o plano de negócios contém uma previsão financeira a médio e longo prazo, geralmente superior a 3 ou 5 anos.
O nível de detalhe
A diferença final entre os dois documentos é o nível de detalhe.
O orçamento é muito detalhado, com todas as despesas planeadas listadas em grande detalhe. O plano de negócios, por outro lado, é muito mais vago: concentra-se nas linhas gerais.
Isto pode ser explicado em parte pela diferença no horizonte temporal entre os dois documentos.
De facto, com excepção das novas empresas, a visibilidade sobre o futuro da empresa aos 12 meses é geralmente bastante boa: a direcção pode utilizar os resultados do ano anterior como ponto de partida e simplesmente acrescentar os efeitos da inflação e o plano de acção comercial planeado para o novo ano.
A visibilidade sobre o futuro da empresa em 3 ou 5 anos é, por outro lado, muito mais difusa. A procura do mercado pode mudar, os concorrentes podem modificar o seu posicionamento comercial, os regulamentos podem mudar, etc. Neste contexto, é impossível prever o futuro da empresa. Neste contexto, é impossível prever com alguma precisão qual será o desempenho financeiro da empresa.
É por isso que a previsão financeira do plano de negócios é geralmente constituída pelo orçamento para o próximo ano e uma extrapolação da tendência ao longo dos próximos anos.
Assim, agora sabe a diferença entre um plano de negócios e um orçamento.