O comércio alimentar, se não uma especificidade Portuguesa, é em qualquer caso particularmente apreciado em Portugal.

Como sabemos, as grandes cadeias industriais enfraqueceram o sector nas últimas décadas, no entanto, o artesanato comercial e outras cadeias retalhistas estão de novo em ascensão.

É, portanto, tentador aderir a este mercado, criando o seu próprio negócio. Aqui estão alguns artigos para o ajudar a abrir um negócio alimentar.

 

Comida geral

Mini-mercados

Os minimercados já provaram o seu valor e são uma parte indispensável da vida de um bairro. Contudo, apesar deste facto, é essencial pensar cuidadosamente no seu projecto, uma vez que os pequenos minimercados têm dificuldade em competir com os grandes supermercados, que têm um monopólio virtual no mercado das lojas de conveniência.

Para que o seu projecto seja um sucesso, muitas coisas devem, portanto, ser tidas em conta antes de abrir o seu minimercado. Sugerimos que os veja no nosso guia para a abertura de uma loja de conveniência.

Mercearias e talhos

As mercearias, e mais particularmente os talhos, estão em voga, especialmente nas grandes cidades. Mas atenção, há ainda muitos elementos a ter em conta antes de abrir uma mercearia deste tipo. Eis um artigo que o deve ajudar: elaboração de um plano de negócios para uma charcutaria,talhos ou peixarias.

Ao abrir um talho ou peixaria, o plano de negócios é um dos elementos a não negligenciar. É por isso que lhe oferecemos um modelo de plano de negócios para uma mercearia fina, especialmente concebido para este tipo de negócio: modelo de plano de negócios mercearia.

Fornecedores

A profissão da restauração, como a maioria das profissões relacionadas com o comércio alimentar, está sujeita a um conjunto relativamente rígido de regras.

A entrada no sector exige que se tenha um conjunto específico de competências. Sabia, por exemplo, que precisa de ter um diploma antes de começar a trabalhar?

Para o ajudar a compreender isto, damos uma vista de olhos às etapas envolvidas na abertura de um negócio de restauração neste guia: tornar-se um fornecedor de catering e um plano de negócios bem sucedido.

 

Alimentos orgânicos e a loja sem embalagens

Se as lojas locais estão a experimentar um renascimento, o mesmo acontece com os alimentos orgânicos e locais, que estão a experimentar um boom sem precedentes. Mas abrir uma loja de produtos biológicos é um projecto que requer alguma reflexão. Deve ou não ser um franchisado? Que estrutura jurídica deve ser adoptada? Estas e outras questões são respondidas neste guia para a abertura de uma loja de produtos biológicos.

Pode também encontrar lojas livres de embalagem, onde tudo vem pelo quilo e sem plástico. Damos-lhe dicas sobre como abrir uma loja sem embalagem.

Também lhe fornecemos um modelo de plano de negócios para uma mercearia a granel.

 

Alimentos especializados

Os frios

Procedimentos administrativos, procedimentos legais, estratégia de comunicação, restrições regulamentares, etc. Eis uma lista não exaustiva de coisas em que pensar antes de abrir uma peixaria ou talho. Para saber mais sobre cada um deles: leia o nosso guia para a abertura de um negócio deste tipo.

A peixaria

Se existe um sector na indústria alimentar que é fortemente afectado pelo estrangulamento dos supermercados, é o das peixarias. O mercado tem estado em declínio nos últimos vinte anos.

Contudo, é possível ter sucesso neste sector, mas muitos factores devem ser tidos em conta. A sazonalidade e a localização do seu negócio estão entre eles.

Leia mais no nosso guia para a abertura de uma peixaria.

O talho

Quando se diz mercearia, também se diz carnificina. Mas as duas profissões são bastante distintas (os regulamentos não são os mesmos, por exemplo), razão pela qual escolhemos dedicar um artigo específico a cada uma delas.

Aqui está uma visão geral das diferentes etapas a percorrer antes da abertura de uma empresa alimentar especializada em produtos de talho: as etapas envolvidas na abertura de um talho.

A fábrica de queijo

Que qualificações são necessárias para abrir uma queijaria? Sou um conhecedor de queijo? Como elaborar um plano de negócios para a minha queijaria? são todas perguntas a que terá de responder se quiser abrir uma queijaria rentável. Iremos guiá-lo ao longo do caminho com este guia para a abertura de uma queijaria.

A frutaria

O vendedor de fruta é um clássico e encontrou o seu lugar nos nossos guias. Para saber mais sobre este negócio leia o nosso guia para a abertura de uma loja de fruta.

Se procura mais conselhos sobre como vender a sua fruta, criámos também um artigo sobre como estimar o volume de negócios do seu vendedor de fruta e pode encontrar aqui todos os nossos guias para iniciar um negócio de vendedor de fruta.

 

A venda de bebidas

O mercado do vinho está em constante evolução. Mais do que evolução, poderíamos até falar de uma reconversão total, uma vez que as expectativas e os hábitos de consumo mudaram tanto!

A abertura de uma adega requer, portanto, que se tenha em conta estas e outras considerações. Tentamos dizer-lhe o mais possível no seguinte artigo: abrir uma adega: um guia para os proprietários de projectos.

Para além das considerações anteriores, abrir uma adega significa também ter um bom plano de negócios, que é um instrumento essencial para encontrar financiamento. Os elementos a ter em conta na elaboração de um plano de negócios de uma adega são específicos e precisos. Para saber mais, leia este guia: fazer do seu plano de negócios um sucesso para se tornar um comerciante de vinho

É tudo por esta vez, esperamos que os nossos guias o ajudem a abrir um negócio alimentar.

Deixe um comentário