Foco no desenvolvimento da estratégia empresarial no plano de negócios

Estrategia empresarial

Que estratégia irá pôr em prática para deixar a sua marca no mercado?

O termo estratégia pode soar obscuro ou exagerado se estiver prestes a escrever um plano de negócios para uma pequena empresa.

No entanto, o que se entende por estratégia não é muito complicado.

Trata-se principalmente de responder a perguntas sobre o posicionamento no mercado da sua oferta de produtos e serviços. Como é que estabeleceu os seus preços? Quais os canais de distribuição que pretende utilizar? O que torna a sua oferta única? Quais são as suas vantagens competitivas?

Para o ajudar a compreender isto, elaborámos aqui uma lista de recursos.

O primeiro artigo analisa o que os bancos e os investidores esperam da parte estratégica do plano de negócios. A leitura disto deverá ajudá-lo a desmistificar as questões que a sua parte estratégica precisa de responder.

Talvez já tenha ouvido falar de algumas ferramentas de análise estratégica.

Para ser perfeitamente honesto, estas ferramentas foram concebidas para serem utilizadas por grandes empresas e são, com excepção dos pontos fortes de Porter, de utilização muito limitada se estiver a fazer um plano de negócios para uma pequena empresa.

As 5 forças de Porter são mais interessantes porque são aplicáveis a qualquer tipo de negócio. Em breve publicaremos um artigo completo sobre o assunto. Entretanto, pode ler este artigo e utilizar a nossa ferramenta de avaliação de projectos que utiliza os pontos fortes de Porter para avaliar o risco associado ao seu projecto de arranque.

Deixe um comentário