Quando cria, assume ou pretende desenvolver um negócio existente, geralmente tem de passar pelo processo de investimento.

Se operar num sector onde o peso dos activos tangíveis (veículos, maquinaria, etc.) é importante, as somas envolvidas podem rapidamente tornar-se substanciais, forçando-o a procurar financiamento externo.

Felizmente, existem várias soluções oferecidas pelos bancos e outras instituições financeiras especializadas para o ajudar.

Existem duas categorias principais de financiamento normalmente utilizadas para financiar investimentos: empréstimos a médio e longo prazo e financiamento baseado em locação financeira.

 

Empréstimos

Os empréstimos a médio e longo prazo são geralmente oferecidos pelos bancos, por algumas organizações especializadas.

Os empréstimos a médio e longo prazo podem ser utilizados para financiar todos os tipos de investimentos, desde veículos até à construção de um armazém.

Os bancos ajustam a duração dos empréstimos ao tipo de activo financiado, e a taxa de juro ao risco operacional e financeiro do negócio.

Dependendo do tipo de activo e do peso da dívida existente na estrutura de capital da empresa, os bancos podem decidir fornecer apenas financiamento parcial, a fim de melhor repartir o risco financeiro entre mutuantes e accionistas.

Podem também exigir que a empresa subscreva certos tipos de seguros ou que preste um certo número de garantias.

Pode encontrar mais informações sobre o seu funcionamento nestes artigos:

. O Empréstimo para a Criação de Empresas

. Crédito às empresas

 

Aluguer e leasing a longo prazo

O aluguer a longo prazo e o leasing são duas formas de financiamento bastante semelhantes, porque se baseiam no princípio do aluguer.

Ambas são geralmente oferecidas por instituições financeiras especializadas – frequentemente filiais de bancos. As principais diferenças entre o leasing operacional e o leasing financeiro são que não há opção de compra no final do contrato de leasing operacional, e que o leasing operacional é principalmente utilizado para financiar frotas de veículos.

 

Deixe um comentário